Seminário em Lages discute a produção do queijo artesanal

Os produtores de queijo artesanal da Serra  estarão reunidos em Lages, nesta quarta-feira, 13, para discutir o desenvolvimento e a valorização do produto. O 2º Simpósio Interestadual de Queijo Artesanal Serrano será realizado no Centro de Ciências Jurídicas da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), das 8h30min às 16h15min. O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, participará da abertura oficial do evento.
 
A expectativa dos organizadores é reunir 250 produtores, comerciantes e técnicos do Sul do Brasil para tratar da fabricação de queijos como alternativa para ampliar a renda familiar, além da legislação vigente, os consórcios intermunicipais e os desafios para valorizar a produção.
 
Às 9h30min, o gerente adjunto da Gerência Técnica da Emater (RS), Renato dos Santos, fala sobre os avanços e limites da legislação brasileira, estadual e regional para o queijo artesanal serrano. Às 10h30min, o diretor executivo do Consórcio Cisama, Selênio Sartori, tratará do papel e a importância de consórcios intermunicipais para legalização da produção e comercialização de produtos artesanais. 
 
No período da tarde, às 13h30min, o Consultor e Coordenador de Projetos da IMCA, Rogério Ern, fala sobre a indicação geográfica e, por fim, às 14h45min o especialista em Produção de Queijos, Bruno Cabral, tratará sobre o mercado, oportunidades e desafios para a valorização do queijo artesanal serrano.
 
O 2º Simpósio Interestadual de Queijo Artesanal Serrano é organizado pela Prefeitura de Lages, pela Secretaria de Agricultura e Pesca, em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri); Associação de Produtores de Queijo Artesanal da Serra Catarinense (Aproserra); Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures); Consórcio Intermunicipal da Serra Catarinense (Cisama); Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) do Rio Grande do Sul, e conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Governo de Santa Catarina; SC Rural; Banco do Brasil; Uniplac; Queijo & Cia e Vinícola Sanjo.
 
Informações adicionais para a imprensa:
Ana Ceron
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca
imprensa@agricultura.sc.gov.br
Fone: (48)-3239-4039 - (48) 8843-4996
www.agricultura.sc.gov.br
 
Publicado em quarta 13 de agosto de 2014, 08:36

 

Clique nas imagens para ampliar