Radioterapia do Hospital Tereza Ramos em Lages comemora um ano de atendimento

Nesta quinta-feira, 14, às 20 horas, haverá um jantar em comemoração ao primeiro aniversário da Radioterapia do Hospital Tereza Ramos, em Lages, na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) do município. O serviço completou um ano no dia 16 de julho, com a marca de 1.227 pacientes fazendo radioterapia. Neste período foram investidos R$ 2,7 milhões para a realização dos procedimentos.
 
Segundo a diretora do hospital, Beatriz Montemezzo, uma média de 102 pacientes com câncer residentes na Serra e no Meio-Oeste catarinense são atendidos no setor mensalmente. “A radioterapia de Lages funciona todos os dias, quase que ininterruptamente. Os atendimentos começam às 5h, e só param na primeira hora da manhã do dia seguinte. Fechando durante quatro horas diárias para manutenção”, explica a diretora.
 
De acordo com os dados do Serviço de Radioterapia do Hospital Tereza Ramos, neste primeiro ano, o câncer com maior incidência tratado no setor foi o de próstata, com 282 pessoas realizando a radio. Na sequência, com 190 pacientes recebendo atendimento, foi o de mama.
 
A equipe é composta por quatro radioterapeutas e quatro físicos. O setor é equipado com um acelerador linear e um tomógrafo. Os aparelhos foram importados da Europa ao custo de R$ 3 milhões, e são considerados de última geração. A Radioterapia é um tratamento que utiliza a radiação ionizante para combater as células de um tumor, destruindo, eliminando ou impedindo que elas aumentem.
 
Informações adicionais para a imprensa:
Ana Paula Bandeira
Secretaria de Estado de Saúde/SC
e-mail:  anap@saude.sc.gov.br
Telefone: (48) 3221-2149 / 9113-6065 
 
Publicado em quinta 14 de agosto de 2014, 13:55

 

Clique nas imagens para ampliar