Museu Histórico de Santa Catarina recebe exposição de armaduras e armas de guerreiros medievais

De 31 de julho a 31 de agosto de 2014 o Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa em Florianópolis recebe a exposição Guerreiros: do bronze ao aço. A mostra organizada pelo SCAM Grupo de Recriação Histórica e Cultural contará com armaduras de cavaleiros medievais, legionários romanos e samurais. O espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) está localizado no Centro e tem entrada gratuita. Além da exposição, estão programados para o período duas palestras e três oficinas relacionadas ao tema.
 
Inserido em projetos do departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o SCAM produz desde 2002 armas, armaduras e equipamentos usados por guerreiros de diferentes épocas da história, principalmente da Idade Média, e que são utilizados para o treinamento dos praticantes do grupo. O acervo da exposição é inteiramente fabricado pelo SCAM e inclui réplicas de peças usadas pelos cruzados, pelos vikings, por samurais e legionários, e também por arqueiros de diferentes culturas.
 
Durante os dias da exposição, serão realizadas nos jardins do Palácio Cruz e Sousa demonstrações de tiro com arco e de combates medievais com armaduras, além da mostra do funcionamento de uma forja medieval, quando os visitantes poderão ver as armaduras e armas sendo produzidas ao vivo. A programação inclui ainda oficinas de tiro com arco e de fabricação de armaduras, que terão inscrições gratuitas com vagas limitadas. Estão previstas ainda palestras sobre referências históricas na criação de mundos de fantasia e estudo de brasões e escudos históricos.
 
 
Palestras
 
“A percepção da imagem do guerreiro nos dias atuais” (Interpretação dos guerreiros na mídia atual) 
Ministrante: Professora Manoela Costa.
Sobre: a palestra terá foco na pesquisa e nas referências histórias usadas na criação de universos de fantasia medieval através da ilustração. Os conceitos abordados também vão mostrar as aplicações práticas dessas pesquisas na verossimilhança histórica na literatura, em jogos e filmes.
Quando: 31 de julho (dia da abertura da exposição) 
Hora: das 19h às 20h
Local: Auditório do Museu
 
Heráldica: Arte e História dos Brasões Medievais
Ministrante: Professor Jefferson Seide Molléri
Sobre: as Heráldicas são os embriões das bandeiras que utilizamos hoje em dia. Mas antes de representarem um país (ou time de futebol), eles eram o símbolo de um clã ou de uma região. A palestra pretende abordar a evolução destes símbolos e as curiosidades que os acompanham. 
Quando: 23 de agosto
Hora: das 10h30min às 12h
Local: Auditório do Museu
 
Oficinas
 
Tiro com Arco Medieval 
Quando: sempre às quartas-feiras 
Horários: dia 6 de agosto, às 14h e às 16h. Dia 13 de agosto, às 14h e às 16h. Dia 20 de agosto às 16h. Dia 27 de agosto às 14h e às 16h.
Sobre: os participantes aprenderão o manuseio de arcos históricos e como funcionam os disparos instintivos. Haverá um local preparado especialmente para a atividade de forma a manter a segurança da prática.
Local: Jardim do Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa
Público: aberto à comunidade (idade mínima 12 anos).
Inscrição on-line
 
Demonstração de Lutas com armaduras 
Quando: sempre às quintas-feiras (de 7 a 28 de agosto), às 16h
Sobre: os visitantes poderão ver lutadores combatendo com espadas, machados e escudos utilizando armaduras medievais funcionais.
Local: Jardim do Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa
Público: aberto à comunidade.
 
Jogos de Tabuleiro 
Quando: 30/8 (sábado), das 10h30min às 16h
Sobre: fundado em 2011, o Floripa On Play é um evento de jogos de tabuleiros modernos realizado em Florianópolis semanalmente. O evento é aberto ao público e tem como objetivo proporcionar um entretenimento diferente e interativo através dos jogos de tabuleiro.
Local: Jardim do Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa 
Público: aberto à Comunidade
 
Serviço da exposição:
 
O quê: Exposição “Guerreiros: do bronze ao aço”
Quando: de 31 de julho a 31 de agosto. De terça a sexta-feira, das 9h às 17h; sábados e domingos, das 10h às 16h.
Onde: Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa. 
Praça XV de Novembro, 227, Centro - Florianópolis (SC)
Informações: (48) 3665-6362 
Agendamentos para visitas mediadas devem ser feitos antecipadamente pelo telefone (48) 3665-6363
Entrada gratuita
 
Informações adicionais para a imprensa
Jornalista Fernanda Peres 
Fundação Catarinense de Cultura 
Telefone: (48) 3664-2571
E-mail: fernanda@fcc.sc.gov.br
 
Publicado em quarta  30 de julho de 2014, 07:53

 

Clique nas imagens para ampliar