Itajaí tem uma semana de eventos voltados para agricultura familiar

Os agricultores familiares da região de Itajaí terão um dia voltado para integração, saúde e beleza. Nesta segunda-feira, 21, mais de 200 pessoas são esperadas para a Abertura da Semana Municipal da Agricultura Familiar na Estação Experimental da Epagri de Itajaí. Às 9h, o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, estará no evento para proferir palestra sobre as perspectivas e desafios da agricultura familiar.
 
O evento já conta com 230 inscritos e na parte da tarde terá atividades de recreação para as crianças; maquiagem, cortes de cabelo e manicure para as agricultoras e aferição de pressão e teste de glicemia. O encerramento acontecerá às 16h com um coffee break.
 
Em sua palestra, o secretário Spies falará sobre as perspectivas e os desafios da agricultura catarinense para se manter competitiva e viável em um ambiente de constantes mudanças. “Para que o agricultor se mantenha na atividade, precisa acompanhar as constantes mudanças de mercado, exigências legais e tecnologias”, destaca. Segundo o secretário o agricultor deve visar mais produtividade, com mais qualidade e com custos cada vez menores.
 
“A diferença entre vencidos e vencedores num mundo dinâmico está justamente naqueles que estão mais preparados para atuar com profissionalismo nos seus negócios, em constante atualização para incorporar as tecnologias e exigências que o mercado estabelece para a produção de alimentos”, ressalta Spies.
 
Durante sua explanação, Spies evidenciará que a agricultura familiar é viável e competitiva, mas precisa de cadeias produtivas organizadas, agricultores profissionalizados e que tenham acesso aos modernos meios de produção.
 
A Semana Municipal da Agricultura Familiar contará também com a 32ª Festa Nacional do Colono, que acontece de 24 a 27 de julho no Parque do Agricultor Gilmar Graf. Além de shows nacionais, a Festa trará também competições esportivas, torneio de gado leiteiro, concurso de pratos típicos, encontro das famílias agricultoras, baile da terceira idade, exposição tecnológica, feira de artesanato e exposição de cultura colonial.
 
Informações adicionais:
Ana Ceron
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca
imprensa@agricultura.sc.gov.br
Fone: (48)-3239-4039 - (48) 8843-4996
www.agricultura.sc.gov.br
 
Publicado em segunda  21 de julho de 2014, 07:37

 

Clique nas imagens para ampliar