Integração entre lavoura e pecuária é tema na Semana Acadêmica de Agronomia da Udesc Lages

A Integração entre lavoura e pecuária e a otimização dos recursos rurais foram assuntos discutidos nesta quinta-feira, 28, no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), durante a 23ª Semana Acadêmica de Agronomia.
 
O tema foi abordado durante a palestra do pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Alvadi Balbinot, no Anfiteatro Caverna. Segundo ele, a Integração Lavoura Pecuária (ILP) agrega valores e visa à sinergia entre as atividades para aumentar a renda e a conservação dos recursos naturais.
 
Balbinot, que é formado em Agronomia na Udesc Lages, aponta este campo de trabalho como promissor para os futuros engenheiros agrônomos.
 
"A integração é um princípio que vem ganhando importância e desenvolvimento científico-tecnológico, pois alterna o cultivo de pastagens e outras culturas de interesse econômico", afirma o palestrante.
 
Outros assuntos também entraram em discussão durante o evento: movimento estudantil da agronomia; ética na profissão do engenheiro agrônomo; conservação do solo no Brasil; e produção integrada do tomateiro, cujo tema foi abordado por pesquisadores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), ligados ao Grupo Produção Integrada Agropecuária de Santa Catarina, do qual a Udesc é integrante.
 
Programação
 
Para esta sexta-feira, 29, último dia da semana acadêmica, estão programadas visitas em propriedades leiteiras de Treze Tílias, no Oeste Catarinense, e ao Instituto ÇaraKura, em Florianópolis, que desenvolve projetos e ações ligados à educação e à pesquisa de tecnologias sustentáveis.
 
A programação completa pode ser acessada no site da Udesc Lages.
 
Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 2101-9130
 
Publicado em sexa 29 de agosto de 2014, 08:16

 

Clique nas imagens para ampliar