Grupo de escola estadual de Joinville conquista 1º lugar em Danças Urbanas na mostra competitiva Meia Ponta do Festival de Dança

O grupo da escola estadual Albano Schmidt conquistou nesta quinta-feira, 31, o primeiro lugar na categoria Danças Urbanas da mostra competitiva Meia Ponta, no 32º Festival de Dança de Joinville. Nove estudantes subiram ao palco do Teatro Juarez Machado e mostraram ao público o espetáculo “Resgatando a Cultura Afro-Brasileira”. A coreografia que passou pela avaliação de jurados foi elaborada durante as oficinas de dança, oferecidas pelo Programa Mais Educação.
 
Na mesma tarde também concorreram coreografias de Balé Neoclássico  (Solo Feminino), Balé Clássico de Repertório (Conjunto), Dança Contemporânea (Conjunto), Sapateado (Conjunto e Danças Populares (Conjunto). O Meia Ponta reuniu bailarinos entre 10 e 12 anos com o objetivo de estimular novos talentos.
 
Os grupos classificados retornam ao Teatro Juarez Machado, nesta sexta-feira, 1º de agosto, às 15h, na Tarde dos Campeões. O 32º Festival de Dança de Joinville tem o apoio do Governo do Estado, por meio do Funcultural. Até este sábado, 2 de agosto, a organização do evento estima receber 6,5 mil pessoas, entre estudantes e profissionais da dança, além de turistas de todo o Brasil e do exterior.
 
O início de tudo
 
A mesma apresentação disputou em outubro de 2013, no Festival de Dança Escolar de Joinville, onde também ficou na primeira colocação em danças urbanas. “Percebemos que tínhamos capacidade para participar do maior festival de dança do mundo. Fizemos a inscrição e mergulhamos de cabeça nos ensaios”, explica Bruno de Oliveira Soares, professor da oficina de dança no colégio Albano Schmidt.
 
Depois de enviar um vídeo à organização do Festival de Dança, a escola venceu a primeira etapa – a classificação para a seletiva ao vivo – promovida em maio deste ano, no Teatro Juarez Machado. Após passarem pela avaliação final das integrantes do Conselho Artístico do evento, o grupo de dança da escola Albano Schmidt foi uma das seis equipes de Santa Catarina escolhidas para o Meia Ponta.
 
Sobre o Mais Educação
 
Proporcionar novas experiências educacionais, como ações culturais e esportivas e oficinas disciplinares, além de reduzir a evasão escolar e a repetência, são algumas das diretrizes do programa. O Mais Educação, conhecido como “escola em tempo integral”, é feito desde 2008 pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com os governos estaduais.
 
Na área de abrangência da Gerência Regional de Educação (Gered) de Joinville, o projeto é desenvolvido em três municípios, totalizando 15 escolas. Os alunos permanecem nas unidades de ensino por um período de sete horas, sendo quatro delas no ensino regular e as três restantes nas oficinas.
 
Informações adicionais para a imprensa
Glaene Vargas
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Joinville
E-mail:   glaene@jve.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 9240-8064
 
Publicado em sexta 01 de julho de 2014, 08:01

 

Clique nas imagens para ampliar