Evento reúne poder público e iniciativa privada para trocar informações sobre o setor náutico catarinense

Empresários, prefeituras e representantes de entidades ligadas ao setor náutico reuniram-se para discutir propostas e ações para impulsionar a atividade em Santa Catarina. O evento foi realizado nesta terça, 19, na Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, numa iniciativa do Grupo de Trabalho de Turismo Náutico de Santa Catarina.
 
Durante o evento, foi apresentado um estudo sobre o potencial do setor náutico catarinense. Conforme o levantamento, feito pelo Sebrae em parceria com a Associação Náutica Catarinense, se Santa Catarina tivesse mais cinco mil vagas molhadas (píer flutuante) para embarcações, seriam gerados novos 25 mil empregos diretos, e o PIB (Produto Interno Bruto) do estado aumentaria 1,7%.
 
O coordenador do Grupo de Trabalho de Turismo Náutico, Álvaro Ornelas, falou sobre as ações que vem sendo desenvolvidas em Santa Catarina. “Temos sete diretrizes para orientar nossas atividades, que vão desde o fomento dos esportes náuticos até a expansão do número de vagas em marinas”, destacou.
 
As prefeituras também tiveram a oportunidade de apresentar demandas e ações já desenvolvidas para o fomento do turismo náutico. Um dos exemplos é o município de Tijucas, que prevê uma reformulação de várias áreas da cidade por meio de estruturas náuticas nas margens do Rio Tijucas. Representantes de Itajaí, Balneário Camboriú, Porto Belo, Bombinhas, Biguaçu, Imbituba, Florianópolis, Balneário Rincão também falaram das demandas e dos projetos já existentes para o setor. A Agência de Desenvolvimento da Região dos Lagos (Adrel) formalizou o interesse em participar do Grupo de Trabalho já que a entidade representa municípios do Oeste e Meio-Oeste onde há represas nos rios e um grande potencial náutico.
 
Informações adicionais:
Raquel Santi
Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte
E-mail:  raquelsanti@sol.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-7436
Publicado em quarta 20 de agosto de 2014, 13:32
 

Clique nas imagens para ampliar