Campeão mundial de sandboard dá aula a alunos de graduação em Educação Física da Udesc

Estudantes da oitava fase de um dos cursos de graduação em Educação Física (bacharelado) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) tiveram uma aula prática nas dunas da Praia da Joaquina, em Florianópolis, nesta quinta-feira, 11, com um professor especial: Digiácomo Dias, tetracampeão mundial de sandboard.
 
Dias aceitou passar um pouco do que sabe aos futuros profissionais de educação física, de forma voluntária. O tetracampeão foi convidado pela professora doutora Alcyane Marinho, do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid) da Udesc, responsável pela disciplina Tópicos Especiais em Esportes de Aventura e na Natureza.
 
Para Digiácomo Dias, o atleta precisa articular saberes de áreas diferentes. "A carreira é muito curta", explica. "Eu estou com 33 anos e terialogo que competir com a garotada que está despontando hoje com 13 anos. Então é fundamental que, além de domínio técnico da modalidade, o esportista desenvolva o espírito empreendedor", ensina o tetracampeão.
 
Dias está se dedicando a expedições de sandboard, viajando a outros países para descer as dunas mais altas do mundo. Recentemente esteve no Peru e no Caribe. Além disso, buscou parceiros para desenvolver sua própria marca de prancha, agregando ao negócio o conhecimento que acumulou com a prática do esporte.
 
Além da experiência lúdica, alunos adquirem nova perspecitiva sobre o mercado de trabalho
 
Mercado
 
De acordo com a professora Alcyane, o objetivo da disciplina é contribuir para a formação geral do profissional de educação física, inserindo nessa formação os esportes de aventura e na natureza. “Ela também permite ao aluno conhecer o atual mercado de trabalho nesse segmento”, acrescenta a professora. As noções de empreendedorismo passadas pelo campeão vão nessa direção.
 
Para Alcyane, a experiência de ter uma aula prática com um dos ícones do esporte é enriquecedora para os estudantes. “A experiência junto à natureza deve ser associada à aprendizagem e à vivência de situações capazes de estimular, nos alunos, não apenas o movimento corporal, mas também a sensibilidade, a criatividade e o lúdico”, justifica.
 
Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8622
 
Publicado em sexta 12 de setembro de 2014, 07:57
 

Clique nas imagens para ampliar